Mensagem de Agradecimento

Estimados Colegas,

Nosso congresso realizado em Belém, no moderno centro de eventos denominado Hangar de 25 a 27 de março, foi um completo sucesso.

Tivemos um número recorde de participantes (958) o maior de todos os nossos eventos realizados até hoje. Considerando-se as dificuldades centradas na distância, na logística e no maior custo, necessários para movimentar tantas pessoas é justo que estejamos felizes e recompensados.

A modernização do evento, introduzindo sessões que estimulavam o interesse pelas novas tecnologias e o domínio de técnicas consagradas, aliados ao alto grau de interação possibilitando aprimorar o conhecimento e incorporá-lo na prática diária, contribuíram de forma decisiva para este sucesso.

Assim ocorreu com a Techno-College, a mesa de cirurgia minimamente  invasiva  e  com as  atividades  da  Hands-On,  esta propiciando  de forma inédita, concorrido  treinamento  para  144 cirurgiões.

Foi possível assistir os 24 temas livres e conhecer 44 pôsteres selecionados, que representaram a boa e qualificada produção científica nacional e que sinalizaram o ponto alto do congresso.

Outras inovações foram os simpósios conjuntos da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e com a Sociedade Européia de Cirurgia Cardio-Torácica. Fatos que permitiram uma estratégica e necessária aproximação para intercâmbio profissional.

Tivemos a concorrida mesa redonda sobre defesa profissional, colocando forte ênfase na formação e resultados das cooperativas médicas, com o relato dos fatos e suas soluções e o seu inexorável avanço em vários estados.

Os departamentos, a comissão das mulheres cirurgiãs e a Associação dos residentes realizaram seus simpósios com concorrida audiência. A SBCCV propiciou a estada para 50 residentes/treinandos envolvendo–os nas sessões da Hands-On, aproximando-os da SBCCV e despertando neles o associativismo.

Houve um substancial aumento de convidados estrangeiros, maior do que nos eventos anteriores, com a finalidade de assimilarmos as novas tecnologias e as mudanças que elas introduziram na prática clínica em outros países, e como se deve trabalhar de forma multidisciplinar na especialidade. 

A cirurgia cardiovascular nacional vive novamente um grande momento de ascensão e reconstrução da credibilidade científica e profissional, atestada pelas cartas de retorno dos convidados estrangeiros pelo que viram e vivenciaram durante nosso evento.

Enquanto a cirurgia cardiovascular nos países de primeiro mundo estagnou em números, a cirurgia cardiovascular brasileira segue sua marcha de gradual expansão, tornando-se um dos mercados mundiais mais atrativos para a indústria nesta área.

Agradecemos:

* aos colegas que afluíram ao congresso, vindo de todos os recantos da nação, constituindo-se na razão maior dos nossos esforços e na sobrevivência exitosa deste evento;
* à comissão organizadora local, na pessoa do seu coordenador, Dr. Haroldo Koury Maués, pela viabilização do congresso e pelo esforço incansável na solução dos problemas;
* aos companheiros da comissão executiva da SBCCV pela resposta imediata na realização das tarefas, em especial a nossa gerente executiva, Srta. Meryt Zanini, pela incansável e competente assistência na pronta viabilização dos contratos e  resposta às demandas administrativas.
* à comissão científica, pela difícil e trabalhosa missão de organizar um programa moderno e atrativo além da estafante missão de selecionar os temas livres e pôsteres.
* às comissões de julgamento dos temas livres e pôsteres, pela árdua e desgastante tarefa de assistir a todas as apresentações e pela competente e delicada ação de pontuar e selecionar os melhores trabalhos para a concessão dos prêmios.
* aos palestrantes e coordenadores das atividades científicas que apresentaram com esmero suas palestras e coordenaram com eficiência as sessões;
* aos coordenadores das sessões Hands-On, Drs. Carlos Manuel de Almeida Brandão e Vinicius José da Silva Nina, cujo envolvimento e competente dedicação tornaram possível realizá-las, com o prestimoso auxílio local do Dr. Manoel Araújo Maneschy.
* aos colegas que de forma sensível e desprendida atenderam  o convite para atuarem como  cirurgiões-Experts nestas sessões, emprestando sua reconhecida competência  na realização dos atos operatórios.
* aos apresentadores de temas livres e pôsteres pelo seu esforço em contribuir com a ciência cardiovascular e produção científica brasileira;
* ao conselho deliberativo e comissão da prova para o titulo de especialista, pela excepcional doação pessoal e pelo estímulo em propiciar profissionais competentes na especialidade;
* às empresas que acreditaram, investiram e tornaram possível a realização do nosso maior evento, mostrando comprometimento com o aprimoramento dos nossos cirurgiões e com a segurança dos nossos pacientes;
* aos nossos colegas de Diretoria pelo seu esforço permanente pelo bem comum e pelo crescimento da nossa Sociedade.

Por fim, estendo o meu abraço aos colegas que de forma tão grata e comovente, me escutaram  durante  “Palavra do Presidente” e demonstraram com seus aplausos terem entendido o trabalho  pela nossa Sociedade.

Obrigado Colegas

Gilberto V. Barbosa

 

 

 

SBCCV ABEV UnimedTAM Localiza
 
2009-2010 © SBCCV Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular