Título de Especialista - 2020

EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO

TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR • 2020

 

O Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular é essencial para o exercício da especialidade, o qual qualifica e certifica os conhecimentos técnicos e científicos necessários, além de valorizar o exercício da profissão.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria de Educação da SBCCV trabalham para auxiliar na capacitação e aperfeiçoamento do cirurgião cardiovascular brasileiro, e o Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular da SBCCV/AMB/CFM integra esse grande projeto. 

 


 

 

COMUNICADO

TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR DA SBCCV

EXAME DE SUFICIÊNCIA

 

CONSIDERANDO que a AMB está obrigada e comprometida a realizar anualmente prova de título de especialista de todas as especialidades e áreas de atuação reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades, na forma do art. 9º da Resolução CME nº 01/2016, homologada pela Resolução CFM nº 2.148/2016;

CONSIDERANDO a publicação da PORTARIA AMB nº 007 de 17 de junho de 2020, que revoga a suspensão temporária dos Exames de Suficiência para Titulação de Especialista ou Certificação de Área de Atuação promovidos pela AMB e pelas suas Sociedades de Especialidades, cujo §2º do artigo 3º recomenda que: os Exames de Suficiência para Titulação de Especialista ou Certificação de Área de Atuação que envolvam avaliação teórico-prática ou prática sejam realizadas em Capitais ou Regiões Metropolitanas com baixo índice de contaminação pela COVID-19, onde já tenha havido a liberação das atividades ou flexibilização de quarentenas, adotando-se, em todo caso, medidas de distanciamento social. Link de acesso à Portaria: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Portaria-007.2020-Retomadas-dos-Exames-para-titula%C3%A7%C3%A3o.pdf

CONSIDERANDO o Plano São Paulo de retomada das atividades culturais, eventos e convenções com o público sentado atualizado em 07 de agosto de 2020. Link de acesso ao Plano:  https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/10-balanco-plano-sp-07082020.pdf

Em observância àquela Portaria da AMB e às medidas de flexibilização e retomada das atividades do Plano São Paulo, a Diretoria da SBCCV vem por meio deste comunicar que o Exame Anual de Suficiência para a obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular - 2020 será realizado de forma presencial na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, situada na Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 -  Vila Clementino, São Paulo/SP, no dia 26/11/2020, às 08h (horário oficial de Brasília-DF) . O Exame consistirá em uma Prova de Imagem com 25 questões e duração de 60 minutos, seguida de uma prova escrita com questões de múltipla escolha e questões dissertativas, com duração de 4 horas.

Os candidatos, conforme o Artigo 2º da referida Portaria, terão 270 dias (9 meses) a contar da data da realização do Exame escrito para concluir todo processo relativo ao Exame de Suficiência do ano de 2020, sendo: Trabalho Científico e Prova Prática de Demonstração Cirúrgica.

 Os candidatos deverão confirmar através do e-mail elenilda@sbccv.or.br a sua participação nesta fase do Exame Anual, até o dia 31/08/2020 às 23h59. Aqueles que não confirmarem, serão considerados desistentes. Os candidatos poderão também, neste prazo, solicitar o cancelamento da sua inscrição e o respectivo reembolso ou ainda a transferência da sua inscrição para o Exame Anual de 2021, com a manutenção dos valores já pagos à SBCCV, ressaltando que, neste caso, estarão sujeitos às disposições do Edital do Exame de Suficiência para o Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular de 2021.

Posteriormente informaremos aos candidatos confirmados as instruções de acesso ao local de realização do Exame.

Eventuais esclarecimentos poderão ser feitos diretamente na secretaria da SBCCV

 

Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular


315.230

Acessos ao site

Eventos



  • Academia SBCCV
  • Evento Nacional
  • Evento Internacional