Mensagem do Presidente

Vinicius Nina

Presidente da SBCCV

Gestão 2024-2025

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) tem obtido, nos últimos anos, conquistas importantes para o fortalecimento da especialidade em nosso País e dentre elas se destaca a revisão e estruturação do programa de treinamento mediante a implementação do acesso direto com duração de 5 anos, colocando a SBCCV em consonância com os padrões contemporâneos internacionais de formação de novos cirurgiões. E se somam, também, a essa, outros importantes avanços como o engajamento das futuras gerações com a inclusão dos residentes e estudantes de Medicina nas atividades científicas da SBCCV; o crescimento do fator de impacto do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, posicionando-o como um dos periódicos mais prestigiados e internacionalmente reconhecidos da especialidade; as recentes tratativas técnicas com o Ministério da Saúde que resultaram na atualização dos serviços profissionais e hospitalares junto ao Sistema Único de Saúde (SUS); bem como as ações junto à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Associação Médica Brasileira (AMB), que permitiram a aprovação e inserção da SBCCV como partícipe na criação e implementação da Área de Atuação em Cardiointensivismo.


Agradecemos todas essas conquistas ao trabalho árduo das gestões anteriores, que não mediram esforços para que SBCCV pudesse galgar a posição de liderança entre as principais sociedades da especialidade no mundo.


A gestão do biênio 2024-2025, que ora se inicia, está imbuída dos mesmos princípios em prol de uma SBCCV forte, inclusiva, participativa e representativa por todos os seus membros.


Entendemos que a interlocução com as entidades representativas da classe médica e de classes governamentais é fundamental para que a devida atenção e os recursos necessários sejam destinados ao tratamento cirúrgico das doenças cardiovasculares no Brasil. Portanto, reafirmamos que não podemos caminhar sozinhos e, deste modo, a aliança com as sociedades correlatas permitirá a difusão da cultura do Heart Team Multidisciplinar, que é indispensável para oferecermos uma assistência cardiovascular integral e de excelência aos nossos pacientes.


E, como uma sociedade científica, a SBCCV buscará promover a interação dos seus membros face às inovações e novas tecnologias de forma ética, transparente e baseada em evidências robustas para que sempre tenhamos a oportunidade de oferecer MAIS DO MELHOR para nossos pacientes. Assim, os canais de comunicação da SBCCV estarão sempre abertos para que, juntos, construamos um futuro sólido para nossa especialidade.


Saúde e prosperidade a todos!


Cordialmente,


Vinicius Nina

 


488.657

Acessos ao site

Eventos



  • Academia SBCCV
  • Evento Nacional
  • Evento Internacional