Profissionais Credenciados em TAVI

Profissionais Credenciados em TAVI

CERTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A REALIZAÇÃO DE IMPLANTE POR CATETER DE BIOPRÓTESE VALVAR AÓRTICA

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) vem, ao longo dos últimos anos, defendendo a necessidade de seus associados fazerem parteda forma de tratamentoendovascular das doenças da vá lvula aórtica, por ser esta mais uma opção de terapêutica. Para tanto, em reuniões com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia lntervencionista (SBHCI), ficou clara a necessidade de se criarem normas para a certificação de especialistas habilitados em TAVI, quer sejam cirurgiões cardiovasculares ou cardiologistas intervencionistas.

Criou-se, então, um grupo de trabalho, formado pelas Diretorias de ambas as Sociedades e por pessoas de notório saber na área, com a finalidade de editar uma normativa para certificação dos especialistas habilitados no método.

Como resultado, foi elaborada uma Resolução Conjunta - Resolução SBCCV/SBHCI 01/2017, de 07 de abril de 2017 em que também foi nominada uma Comissão Paritária com membros de ambas as Sociedades, sendo a SBCCV representada pela Ora. Magaly Arrais dos Santos e Dr. José Honório Palma da Fonseca. Tal Comissão teve por finalidade identificar e/ou analisar os pedidos de Centros de Treinamento e de profissiona is habilitados a serem certificados para a realização desta terapia.

No Brasil, cirurgiões cardiovasculares, realizam procedimentos com autonomia, inclusive pela via transfemoral, mesmo sendo em número menor que os cardiologistas intervencionistas. Nesse sentido, ficou clara a necessidade de se criar normas que regulamentem a certificação de especialistas habilitados em TAVI, quer sejam cirurgiões cardiovasculares ou cardiologistas intervencionistas.

Ressaltamos que esta Certificação não é impeditiva aos profissionais que optarem por não se habilitar, contudo, entendemos ser um respaldo técnico e jurídico, uma vez que segue a mesma Normativa da Associação Médica Brasileira (AMB) para a Regulamentação do Título de Especialista.

Neste ano, em nova reunião entre as Diretorias da SBCCV e SBHCI, foi homologada a lista final dos Centros de Treinamento habilitados e seus responsáveis e a relação dos especialistas certificados para a realização de implante por cateter de bioprótese valvar aórtica.

Também ficou acordado que seria responsabilidade conjunta da SBCCV e SBHCI, a elaboração do programa de educação continuada em terapia valvar endovascular e que somente os cursos aprovados por ambas terão valor para a certificação nesta área.

Abaixo apresentamos os Centros de Treinamento de TAVI aprovados, cuja orientação é conjunta de cardiologistas intervencionistas e cirurgiões cardiovasculares ea lista decirurgiões cardiovasculares habilitados e certificados a realizar o procedimento por via transfemora l e os profissionais certificados para outros acessos, lembrando que todos os incluídos têm a necessidade de ter o Título de Especialista da SBCCV.

Rui M. S. Almeida
Presidente da SBCCV


Confira:

Profissionais Credenciados – TAVI

Centro de Treinamento em TAVI - AMB/SBC/SBCCV/SBHCI

Resolução SBCCV/SBHCI - 01/2017


151.489

Acessos ao site

Eventos



  • Academia SBCCV
  • Evento Nacional
  • Evento Internacional