16/09/2024
Neste setembro vermelho, destacamos a vida e o legado de Adib Jatene, em uma história de profunda dedicação à vida humana.
Adib Domingos Jatene
Adib Domingos Jatene nasceu em 1929, na cidade de Xapuri, no Acre, filho de imigrantes libaneses. Com a perda do pai, quando Jatene tinha apenas dois anos, a família se mudou para Uberlândia, Minas Gerais. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, instituição da qual se tornou professor. Especializou-se em cirurgia cardíaca sob a supervisão do Dr. Zerbini.
Iniciou seus trabalhos no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Além de sua atividade cirúrgica, começou a aprimorar e produzir equipamentos para suprir o mercado nacional, com destaque para a produção de máquinas de circulação extracorpórea, oxigenadores, próteses valvares, marca-passos e dispositivos de assistência ventricular.
Além disso, é mundialmente reconhecido pela criação de técnicas cirúrgicas como a correção da transposição das grandes artérias, conhecida como switch arterial ou cirurgia de Jatene, e de uma das técnicas consagradas para a correção de aneurisma ventricular esquerdo.
Da esquerda para a direita, Adib Jatene, Euryclides de Jesus Zerbini, Dante Pazzanese, Geraldo de Campos Faria e Christiaan Barnard, o primeiro cirurgião a realizar um transplante cardíaco.
Sua liderança na medicina se estendeu ao campo da saúde pública. Foi Secretário de Saúde do Estado de São Paulo entre 1979 e 1982. Nessa época, ao observar disparidades entre Secretarias Estaduais de Saúde do país, fundou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com o objetivo de aumentar o diálogo entre as secretarias e o governo federal. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, Jatene assumiu o cargo de Ministro da Saúde, em uma gestão marcada pelo diálogo e pela luta para aumentar as fontes de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Jatene (à esquerda) com Fernando Henrique Cardoso (no centro) e o empresário Antônio Ermírio de Moraes (à direita).
Além de sua atuação em instituições públicas, também foi diretor da Associação do Sanatório Sírio, responsável pela administração do Hospital do Coração (HCor).
Adib Jatene foi mais do que um grande cirurgião; ele foi, em suas próprias palavras, “um especialista em gente”. Seu trabalho no Instituto Dante Pazzanese, suas inovações cirúrgicas e sua atuação como Secretário de Saúde e Ministro são o legado de um homem que enxergava o paciente como um ser humano antes de tudo.
Adib Jatene e seus filhos, cirurgiões cardíacos como ele, Fábio, Ieda e Marcelo.
Curiosidades:
Em sua atuação como Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jatene, contrariando conselhos de colegas, ia à periferia da cidade para ouvir da população quais seriam suas queixas e pedidos, muitas vezes tão simples quanto a solicitação de um local em que pudessem levar seus filhos para serem vacinados.
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (1983-1985).
Quando estudante, pensava em fazer saúde pública e retornar ao Acre, mas mudou de ideia ao ter contato com a incipiente cirurgia cardíaca.
Referências
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Dr. Adib Jatene – um especialista em gente [Internet]. Disponível em: https://www.conass.org.br/adibjatene/. Acesso em: 4 set. 2024.
L2O Consultoria. Adib Domingos Jatene (1929 – 2014). Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo [Internet]. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://biblioteca.incor.usp.br/portal/index.php/2014/11/adib-domingos-jatene-1929-2014/. Acesso em: 4 set. 2024.