01/01/2026

Departamento de Cirurgia Endovascular e Minimamente Invasiva (DECEM)
Dr. Robinson Poffo (SP)
Presidente
Mensagem do Presidente
É com grande satisfação que assumo a Presidência do Departamento de Cirurgia Endovascular e Minimamente Invasiva (DECEM) da SBCCV. Nosso compromisso é fortalecer a cirurgia cardiovascular brasileira por meio da inovação, da ciência, da educação continuada e da integração entre técnicas endovasculares, minimamente invasivas e robóticas, sempre com foco em segurança, excelência e melhores resultados para os pacientes.
Seguiremos trabalhando de forma colaborativa, valorizando a formação dos cirurgiões, o estímulo à pesquisa e a difusão de conhecimento técnico atualizado, em alinhamento com as melhores práticas internacionais.
Robinson Poffo
Presidente – DECEM / SBCCV
Sobre o DECEM
O DECEM é o departamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) dedicado ao desenvolvimento, à padronização e à difusão das técnicas endovasculares, minimamente invasivas e de abordagens cirúrgicas avançadas aplicadas à cirurgia cardiovascular.
O Departamento atua de forma ativa na promoção do ensino, da pesquisa científica e da atualização profissional, incentivando a integração entre diferentes tecnologias e abordagens cirúrgicas, com foco em segurança, qualidade assistencial e inovação.
Sob a atual gestão, o DECEM reforça seu compromisso com a evolução contínua da especialidade e a valorização da cirurgia minimamente invasiva como pilar estratégico para o futuro da cirurgia cardiovascular no Brasil.
