Carta Convite


CARTA CONVITE

 

ÀS LIGAS ACADÊMICAS DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR DO BRASIL

Caro colega Acadêmico,

Nos últimos anos o corpo docente das universidades assistem ao “boom” de um novo elemento, cada vez mais preponderante, as Ligas Acadêmicas. Criadas em iniciativas essencialmente acadêmicas, sempre associadas a faculdades e seus complexos hospitalares, as ligas acadêmicas complementam e enriquecem a formação do acadêmico de medicina.

Estas revelam talentos e estimulam habilidades, agregando valor ao ensino médico e a graduação. Deste modo tornou-se um movimento em pról do conhecimento prático ampliou a autonomia do estudante e hoje colabora solidamente para construção de uma carreira qualificada. Nestas o acadêmico é capaz de vivenciar um aprendizado diversificado daquele oferecido pela grade curricular da instituição de ensino, optando por uma área de interesse, por vezes escassa no currículo de sua universidade.

Apoiando-se no tripé acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, as ligas além de atividades de ensino teórico-práticas, abrem as portas para muitos acadêmicos para atividades de iniciação científica e promovem a devolução deste conhecimento através de campanhas e atividades em prol das comunidades que os cercam.

Além do conhecimento, a experiência do profissional médico é compartilhada pelos docentes que participam e incentivam as ligas. No intuito de consolidar a união entre docentes e discentes, valorizando suas iniciativas e parcerias para formação médica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular promove, durante seu congresso anual, o I Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular.

Neste evento serão discutidos temas com enfoque em futuros dilemas da carreira médica e novos conhecimentos científicos, esferas que permeiam desde o acesso a residência de Cirurgia Cardiovascular, ao papel do cirurgião cardiovascular no futuro.

O congresso promoverá ainda o valoroso intercâmbio entres as diversas ligas acadêmicas no Brasil, acelerando o aprimoramento das atividades dessas ligas e criando um importante networking para campanhas associadas e futuros eventos conjuntos.

Temos muito orgulho de convidar os membros de todas as ligas de cardiologia e cirurgia cardiovascular do Brasil para participar do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e do I Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular. Este acontecerá na bela cidade de Maceió de 12 a 14 de abril.

 

Davi Freitas
(Liga Acadêmica Cardiovascular da UFAL)

Aline Couto
(Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular da UNIFESP)

Ademar Britto
(Liga Universitária de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Amazonas)

Prof. Dr. Rui M. S. Almeida
(Coordenador do Congresso Acadêmico)

 

 

2010-2011 © SBCCV Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular