Goiânia

45º Congresso da SBCCV enfatiza a Ciência e Inovação na cirurgia cardiovascular


Goiânia, centro político e administrativo do Estado de Goiás, está situada em uma região de topografia quase plana. Seu clima predominante é o tropical típico (sub úmido), com temperatura anual média de 23ºC. Inicialmente planejada para 50 mil pessoas, a cidade possui hoje mais de 1,3 milhão de habitantes. Está localizada a 209 quilômetros de Brasília.


Sua arquitetura sofreu influência do movimento artístico internacional de Art Déco, que definiu o design dos primeiros prédios da cidade e a fez conhecida como a detentora de um importante acervo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas pela capital federal.


Atualmente Goiânia conserva o ar interiorano com belas praças, bosques e parques, tudo isso em meio à paisagem urbanística. Essas características a tornam uma capital moderna e que oferece qualidade de vida. Ela também é famosa pela culinária local e por seus bares e outras atrações.


Entre os dias 19 a 21 de abril de 2018 a cidade será sede do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). Com o tema central focado na Ciência e Inovação, o evento reúne também o 8º Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular, 8º Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular, o 7º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular e o 36º Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea.


No âmbito nacional da especialidade, é uma oportunidade ímpar de atualização, networking e intercâmbio de experiências com outros profissionais. Elaboramos um guia de informações, curiosidades e pontos de interesse na cidade para orientá-lo durante a sua estada em Goiânia na ocasião do congresso.

 

Gastronomia

Assim como toda grande metrópole, Goiânia tem restaurantes para todos os paladares. Ingredientes como a manteiga de garrafa, o queijo do sertão e o feijão verde se misturam a temperos da culinária local. Para os que apreciam a culinária oriental, existem diversas opções de casas especializadas em comida japonesa. O mesmo ocorre com restaurantes que servem diferentes carnes, massas e pizzas.


Mas, para quem vem de outras cidades e estados, a dica é experimentar as iguarias da região. A culinária goiana é pautada na comida caseira e em muitos locais ainda é preparada no fogão a lenha. Os pratos típicos do estado de Goiás são:


- Galinhada: Além do arroz com frango, pode conter também milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e cebolinha verde.


- Frango com pequi: O pequi é um fruto de cheiro forte, sabor adocicado e tem uma polpa de coloração amarela que envolve uma semente dura e espinhosa. Ele não deve ser mordido e nem partido. O correto é segurá-lo com as mãos para que seja roído. Porém, tenha muito cuidado com os espinhos.


- Empadão Goiano (imperdível!): O empadão goiano, uma torta salgada típica da região, é pedida obrigatória para quem visita Goiânia. É uma massa fina recheada com frango, queijo minas em cubos, azeitona e linguiça. Mas, também está disponível na versão com carne de porco, guariroba, entre outros ingredientes. 


- Pamonha: Em quase todo bairro de Goiânia existe uma Pamonharia. Elas servem pamonha doce, salgada, a moda (geralmente com linguiça, queijo minas, cebolinha verde e pimenta), com frango e frita.


- Chica Doida: Outra iguaria local, a Chica Doida foi criada há mais de 50 anos no município de Quirinópolis, sudoeste de Goiás.  É feita com creme de milho, calabresa, bacon, linguiça defumada, muçarela e pimenta. 


- Arroz com Suã: A suã é a coluna vertebral do porco onde localiza-se uma pequena parte do lombo. Na região Centro-Oeste a suã vem com pouca carne e é utilizada para preparar um arroz, regado a muito azeite de oliva.


- Peixe na Telha: Sempre presente nos restaurantes goianos, o prato leva um peixe de água doce em postas, com molho de tomate, açafrão, leite de coco e creme de leite.

 

Lazer & Cultura

Diversas são as opções de entretenimento na cidade de Goiânia. Listamos alguns dos pontos turísticos e atrações na cidade. Confira:

 

Praça Cívica

Primeira praça de Goiânia, inaugurada em 1933, foi oficialmente batizada de Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira e é considerada o marco inicial da construção da cidade. A praça abriga ainda o Museu Zoroastro Artiaga e em seu centro se localiza o Monumento às Três Raças.

 

Feira Cora Coralina

Para provar os mais tradicionais doces da culinária goiana visite a Feira Cora Coralina.

Aos sábados, das 8 às 13 horas, na Rua 8 (Rua do Lazer), Centro.

 

Mercado Central

Se a preferência for salgado, visite o maior e mais tradicional mercado da cidade e prove as famosas empadas, que lotam as banquinhas do local.


Informações: Rua 03, nº. 322, Centro. Telefone: 3524-1324

 

Memorial do Cerrado

O Memorial do Cerrado é o lugar para quem quer conhecer a cultura sertaneja. O complexo abriga a réplica de uma cidadezinha histórica, um quilombo, mini fazendas e até uma tribo indígena.


Informações: http://www.ucg.br/ucg/institutos/its/site/home/secao.asp?id_secao=123

 

Parque Flamboyant

Uma boa pedida para quem gosta de esportes é o parque Flamboyant, que reúne uma grande área para caminhada, pista para ciclismo, dois lagos e parque infantil.


Informações: Endereço: Entre as Ruas 15,12, 46, 55, 56 e a Avenida H. 

 

Museu Pedro Ludovico

O Museu apresenta um acervo diversificado que remete à vida familiar e política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e de sua esposa, Gercina Borges Teixeira.


Informações: http://www.museupedroludovico.go.gov.br/

 

Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON - Goiás)

Localizado em Goiânia, o Centro Cultural Oscar Niemeyer está situado em uma área de 26.000 m² denominada Esplanada da Cultura. Ela possui versatilidade para usos diversos, tais como exposições, apresentações artísticas, lazer e entretenimento. Além disso, também fazem parte deste complexo o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Biblioteca, o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos.


MAC: Conta com um acervo de mais de 900 trabalhos de artistas locais, como Siron Franco, Antônio Poteiro e Irmãos Campana.


Biblioteca: O prédio é um grande retângulo onde estão as bibliotecas cultural, infantil e virtual, além de salas de cinema, praça de alimentação, bar, cafeteria e lojas.


Palácio da Música: O Palácio da Música Belkiss Spenzièri é composto por um teatro com fosso para orquestra e tratamento acústico.


Monumento aos Direitos Humanos: Trata-se de uma obra dedicada a todos aqueles que lutaram e lutam pelo bem-estar da humanidade, além de homenagear pessoas que fizeram a diferença na cultura de Goiás.


Informações: www.ccon.go.gov.br/

 

Curiosidades

Concurso para escolher o nome da cidade

Na década de 1930, o jornal O Social, da Cidade de Goiás, lançou o concurso: “Como deve se chamar a Nova Capital?”. Léo Lynce, intelectual goiano, sugeriu que a nova capital deveria se chamar “Petrônia”, em homenagem a diversos “Pedros”, como o fundador da cidade, Pedro Ludovico; aos imperadores do Brasil Dom Pedro I e Dom Pedro II; e a Pedro, discípulo de Jesus e fundador da Igreja Católica. Porém, o próprio Pedro Ludovico, então governador do Estado de Goiás, batizou a cidade de “Goiânia”, sem nunca explicar o motivo da sua escolha.

 

Área verde

Goiânia é o munícipio brasileiro com maior área verde por habitante e possui a segunda maior taxa de área verde por habitante do mundo, perdendo apenas de Edmonton, no Canadá.

 

Maior feira ao ar livre da América Latina - Feira Hippie

Todos os domingos, na Praça do Trabalhador, acontece a maior feira ao ar livre hippie da América Latina, reunindo mais de 6 mil barraquinhas.

 

Bens tombados pelo IPHAN

Goiânia possui 21 bens tombados como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Se tiver tempo, visite alguns deles, como o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas.

 

Goiânia

Oscar Niemeyer
Quirino
Oscar Niemeyer
Quirino
Coreto
Flavio Isaac
Bosque dos Buritis
Silvio Quirino
Estação Ferroviaria
Flavio Isaac
Monumento João Alves de
Queiroz - Silvio Quirino
Oscar Niemeyer
Quirino
Relógio Av. Goiás
Silvio Quirino
Monumento Latif Sebba
Lázaro Carneiro
Oscar Niemeyer
Quirino
Oscar Niemeyer
Quirino
Parque Flamboyant
Silvio Quirino
Parque Vaca Brava
Silvio Quirino
Teatro Goiânia
Silvio Quirino