Regulamento

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES E PÔSTERES
CONGRESSOS SBCCV

1. SUBMISSÃO


A submissão deve ser feita diretamente na plataforma disponível no site da SBCCV. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail ou em papel.

Plataforma SBCCV - O sistema estará disponível no site da SBCCV a partir do dia 1º de Outubro de 2017 e será encerrado no dia 15 de Novembro de 2017, exceto os Simpósios de Enfermagem e Fisioterapia, cuja a data limite será 25 de Novembro de 2017, impreterivelmente.

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.

Regras para Digitação- Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas Livres os resumos convencionais que estiverem estruturados da seguinte forma:

  • Título
  • Autores
  • Instituição e cidade de origem
  • Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica, se for fundamental ao estudo, pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Cardiol., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  • Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Material e Método - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho, bem como o método utilizado para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  • Conclusão - Apenas as amparadas nos dados concretos dos Resultados e que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas.

ATENÇÃO

  • A. O número máximo de autores permitido será de até doze (12) para os Temas Livres convencionais e de até seis (6) para os Relatos de Caso.
  • B. O sistema disponibiliza de 1.000 a 3.500 caracteres, incluindo neste espaço o texto do resumo e o upload de tabela ou figura em formato JPEG, que deve ser anexada à parte. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema.
  • C. Relatos de Casos Clínicos deverão ser apresentados de forma estruturada: introdução, descrição do caso e conclusões. Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões baseadas nos dados apresentados.
  • D. Serão aceitas até três (3) abreviaturas diferentes em cada tema, destacadas entre parênteses, após a palavra completa.
  • E. Revisões da Literatura não sistemáticas não serão aceitas para apresentação.
  • F. Conferir atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores antes do envio. Não será possível a modificação posterior, sendo estes os nomes que serão descritos no certificado.
  • G. Os Resumos poderão ser enviados em Português ou Inglês.

    G1. Os trabalhos submetidos ao Congresso, cuja Instituição primeira citada for brasileira, devem ser redigidos, obrigatoriamente, em Português. Se aprovados, devem ser apresentados também em Português.

    G2. Trabalhos realizados por autores (brasileiros ou não) em Instituições estrangeiras e partes de ensaios clínicos multicêntricos com coordenação estrangeira se aprovados, não concorrerão aos prêmios do congresso.

 

2. CLASSIFICAÇÃO

Os Temas Livres serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, especificamente designada para tal, de maneira cega e classificados de acordo com os conceitos obtidos. Os oito (8) primeiros colocados concorrerão ao Prêmio de Melhor Tema Livre e serão apresentados no formato de Tema Livre Oral em sessão especial.

Os demais Resumos aprovados serão designados para apresentação como Tema Livre ou sob a forma de pôster, obedecendo a ordem de classificação.

 

ATENÇÃO

  • Serão desclassificados sumariamente os resumos que não atentarem às normas ortográficas da língua portuguesa, ou seja, os textos não poderão conter erros de concordância, ortográficos e gramaticais.
  • Os nomes dos autores e Instituição(ões) não deverão ser mencionados no corpo do texto, sob pena de desclassificação sumária.
  •  
  • Trabalhos duplicados ou incompletos devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico serão desclassificados sumariamente.
  •  
  • Os resumos deverão ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em congressos nacionais, sob pena de desclassificação.
  •  
  • Os trabalhos não poderão ser enviados para mais de uma modalidade de Temas Livres do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, sob pena de desclassificação em todas as modalidades inseridas.
  •  

 

3. JULGAMENTO

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

  • Revisão e Avaliação - Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres.
  • Dinâmica do Julgamento - Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de Temas Livres de maneira cega quanto à autoria e Instituição.
  • Seleção - A listagem dos resumos selecionados será publicada no site do Congresso na segunda semana do mês de janeiro de 2018, conforme prevê a Comissão Organizadora.
  • Apresentação - Concluída a etapa de julgamento, o autor responsável pela submissão do trabalho aprovado receberá a carta oficial de aceite, em formato eletrônico, com todas as informações sobre a sua apresentação. Será de responsabilidade do autor comunicar a aprovação aos coautores do trabalho.

Os critérios para julgamento estão descritos nas Tabelas 1 e 2, na página seguinte, havendo critérios diferentes para temas originais e para relatos de caso.

A íntegra do trabalho aprovado para apresentação oral deverá ser encaminhada impreterivelmente até o dia 12/03/2018, através do site http://www.congressos.sbccv.org.br/sgp.

Somente os trabalhos enviados previamente na íntegra poderão ser apresentados oralmente durante o Congresso. Caso o trabalho na íntegra não seja recebido até a data indicada, a apresentação será cancelada e o tema substituído pelo seguinte na ordem de classificação.

 

4. APRESENTAÇÃO

A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem a ser divulgada no Programa Oficial. O apresentador deverá ser o autor principal ou coautor do trabalho. Salientamos que cada autor poderá ser o apresentador de apenas um (1) trabalho durante o Congresso.

Autores com mais de um trabalho aprovado deverão indicar os substitutos para os demais Temas Livres, sob pena de não ter a apresentação liberada durante o evento.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam presentes durante toda a sessão, pois eventuais não comparecimentos poderão vir a alterar a ordem de apresentação.

Cada trabalho irá dispor de 8 minutos para apresentação, destinados para a explanação do autor, seguidos de 2 minutos para considerações do comentador, 1 minuto para réplica, 3 minutos para perguntas e 1 minuto para considerações finais.

O não comparecimento do apresentador na Sessão de Temas Livres, ensejará a suspensão do direito de submissão e apresentação de trabalhos nos Congressos da SBCCV por três (3) anos.

 

 

5. PREMIAÇÃO

Os oito (8) trabalhos que obtiverem as maiores notas serão apresentados na Sessão Especial de Temas Livres e estarão concorrendo automaticamente à premiação do Congresso, que será entregue aos três (3) primeiros colocados, após análise e julgamento efetuado pelos membros da Comissão Julgadora. Além desses, poderá ser concedido um Prêmio Especial para o melhor trabalho de Ciências Básicas, a critério da Comissão Julgadora.

Ficará ao critério da Diretoria da SBCCV a definição dos prêmios a serem concedidos aos três (3) primeiros colocados.

 

6. CERTIFICADO

Será fornecido um (1) certificado por trabalho aprovado, constando o nome de todos os autores.

 

7. PUBLICAÇÃO

Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no Suplemento Especial do Congresso, em formato exclusivamente online.

Os Trabalhos completos apresentados no Congresso poderão ser submetidos no BJCVS seguindo suas normas de publicação.

Dúvidas e esclarecimentos, favor entrar em contato com a secretaria da SBCCV: sbccv@sbccv.org.br.

 

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO

Tabela 1: Padronização das notas dos temas livres, EXCETO relatos de caso.

 

NOTA QUALIDADE PARÂMETROS
10 Excepcional Conceito e resultados originais fornecendo resultados e achados relevantes ou inéditos
9 Excelente Achados podem ampliar futuras investigações; tema com conceitos e resultados adequados porém já conhecidos, mas muito bem apresentados
8 Muito bom
7 Bom
6 Mediano Resultados bem conhecidos, repetitivos e ou apresentados de maneira inadequada ou pobre
5 Fraco
4 Ruim Apresentação ruim em fundamento, objetivos, métodos e ou conclusão
3 Muito Ruim
2 Rejeitado Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória
1 Não deveria ter sido submetido

Tabela 2: Padronização das notas dos RELATOS DE CASO.

 

NOTA QUALIDADE PARÂMETROS
5 Excelente Caso original, raro, investigação minuciosa, relatado de forma precisa
4 Bom Caso original, interessante, porém houve falhas em algum dos aspectos: diagnóstico, investigação, descrição.
3 Mediano Interessante pelo poder didático, mas de ocorrência não rara Investigação e/ ou descrição com limitações
2 Ruim Caso bem relatado, mas não acrescenta ao congressista nem pela originalidade nem pelo poder didático.
1 Rejeitado Caso de ocorrência frequente. Diagnóstico questionável. Investigação pobre. Descrição ruim.

Download do Regulamento