Local do Evento

38º Congresso da SBCCV em Porto Alegre

CEPUC - Centro de Eventos da PUCRS

Campus Central - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41
Bairro Partenon - Porto Alegre/RS - Brasil
CEP: 90619-900 
Fone: (51) 3320 3566 
Fax: (51) 3320 3556 


Porto Alegre, uma cidade
cheia de encantos e tradições.

A Capital do estado do Rio Grande do Sul está localizada às margens do Rio Guaíba sendo uma cidade muito interessante para os curiosos sobre a cultura "gaúcha". A cidade destaca-se por sua infra-estrutura metropolitana e seu espírito provinciano.

Arte e cultura.

Porto Alegre possui três núcleos culturais. No núcleo da Praça da Alfândega temos como atrativos o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Clube do Comércio. No núcleo da Praça da Matriz estão a Catedral Metropolitana, que tem uma das maiores cúpulas do mundo e três painéis da fachada executados na oficiana do Vaticano, e a Biblioteca Pública. No terceiro núcleo, o das Praças XV e Montevidéu, estão o Largo Glênio Peres, o Chalé da Praça XV, a Fonte Talavera de la Reina, a Prefeitura e o Mercado Público Municipal, um ótimo lugar para fazer compras. Outro ponto que deve ser visitado é o Centro Cultural Gaúcho, na Rua da Praia, no centro da cidade.


Natureza e esportes.

Porto Alegre tem como uma das suas marcas registradas os seus charmosos parques, que proporcionam todo um cenário de cidade pequena, oferecendo momentos de descontração e sossego para seus moradores e visitantes. O Parque Farroupilha é a mais antiga e principal área de lazer da capital. O Parque Moinhos de Vento (ou Parcão) é situado numa das áreas nobres de Porto Alegre, com lago e minicascata, tem uma ótima área para fazer caminhadas ou praticar jogging e a noite vira um ponto de encontro devido sua proximidade com bares e restaurantes. E que tal um passeio de barco pelo Rio Guaíba? O visual é maravilhoso e a viajem, com certeza, inesquecível. As saídas são do Portão Central do Cais do Porto ou do ancoradouro da Usina do Gasômetro.


Compras

Em Porto Alegre você encontra shoppings centers, mercados populares, centros comerciais e feiras. Se você procura um lugar que concentre artesanatos, artes plásticas, antiguidades e culinária, não deixe de conhecer a feira Brique da Redenção, no Parque da Redenção, que acontece todos os domingos das 9h às 17h.

Serra Gaúcha - Gramado.

Aproveite também para conhecer a região da Serra Gaúcha - Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Uma região que encanta a todos por sua gastronomia, cultura e belezas naturais. Colonizada pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado preserva suas origens através da arquitetura européia, museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus fundadores.
 
2010-2011 © SBCCV Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular