Mensagens

Prezados amigos

É com imenso prazer que convidamos a todos para participarem do nosso Congresso anual em Porto Alegre. Um congresso para marcar um novo tempo na cirurgia cardíaca, com as conquistas expressivas em todas as áreas, que estarão moldando o renovado espírito e a determinação do cirurgião brasileiro. Conquistas essas que compreendem desde o aspecto científico, com as evidências hoje indubitavelmente robustecendo a qualidade do tratamento cirúrgico nos resultados dos nossos pacientes, até as do aspecto profissional, onde os reajustes de honorários trouxeram parte do resgate da dignidade da profissão.

Alicerçado pelas bases do grande esforço feito pelos Presidentes e Diretorias que nos antecederam, temos que manter o ritmo do enorme impulso que a cirurgia cardiovascular brasileira está tomando. No lado profissional ainda, vamos discutir a consolidação das vitórias obtidas nos honorários médicos e debater os novos rumos das lutas para a remuneração justa do trabalho do cirurgião cardiovascular.

Com convidados estrangeiros com grande experiência em novas tecnologias, o revigorado formato das apresentações no congresso permitirá a ampla interação com os cirurgiões brasileiros e convidados internacionais, com o objetivo natural da incorporação dessas novas tecnologias no domínio dos cirurgiões cardiovasculares.
Novos módulos foram agregados ao Congresso, como os Simpósios de Perfusão, Enfermagem e Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular, com a oportunidade de congregar no mesmo espaço todos os profissionais envolvidos nos cuidados ao paciente cardiovascular, possibilitando atualizar e unificar as condutas.

O Techno-College, evento em parceria com a European Association for Cardio-Thoracic Surgery (EACTS) este ano está aumentado, cobrindo um dia inteiro de programação em novas tecnologias e informações científicas. O Hands-on, módulo prático que tanto sucesso obteve no congresso do ano passado, está agora aperfeiçoado e também maior.

Os Simpósios-satélites vão abordar sob diferentes óticas as incorporações de novas tecnologias. Com especial ênfase, o Simpósio de Heparina vai mostrar os resultados do esforço da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular na resolução do problema da heparina que afetou o Brasil e serão apresentados os resultados do estudo clínico avaliando a qualidade das heparinas porcinas nacionais. 

Não deixe de participar e fazer parte desses novos tempos da retomada e ascensão da cirurgia cardiovascular brasileira. Porto Alegre o espera.

Prof. Dr. Walter José Gomes
Presidente da SBCCV

 
2010-2011 © SBCCV Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular