Mensagem

  • 08/12/2020

Caros Colegas,

O ano de 2020 trouxe a todos dificuldades e desafios imensuráveis, que exigiram enorme superação. A impossibilidade de realização de eventos presenciais de qualquer ordem, impediu que o 47º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular ocorresse, como em anos anteriores.

Por outro lado, implementou-se em todas as áreas médicas a modalidade de eventos virtuais, em diversas plataformas e com expertise crescente, que permitem interatividade semelhante a eventos presenciais. Além disso, criou-se a forma “híbrida” de Congressos, que associa o formato tradicional com o número restrito de congressistas, a apresentações virtuais e interativas. Enfim, um processo de aprendizado necessário e desafiador.

Todo esse cenário determinou que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular transferisse seu 47º Congresso para 03 e 04 de setembro de 2021, mantendo o Centro de Eventos da PUC-RS e Porto Alegre como sede. Estamos trabalhando para oferecer uma programação científica do mais alto nível, acolhendo a todos os colegas que puderem vir, dentro das regras sanitárias vigentes à data, e recebendo com muita satisfação os colegas que optarem por participar virtualmente.

Não podemos prever como estará a pandemia e suas consequências, nem oferecer o nosso tradicional chimarrão, mas estamos construindo soluções que permitam um evento memorável a todos os participantes.

Um fraterno abraço.

 

Luciano Cabral Albuquerque
Coordenador do 47º Congresso da SBCCV

Prezados Colegas,

 

Em virtude da pandemia da Covid-19, que atualmente nos obrigou a tomar medidas como isolamento social e quarentena, o 47º Congresso de Cirurgia Cardiovascular, que seria realizado em Porto Alegre este ano, teve de ser adiado para os dias 3 e 4 de setembro de 2021.

Como, de acordo com o ditado, depois da tempestade vem a bonança, planejamos nos encontrar revigorados em Porto Alegre, no inverno do próximo ano. Será um tempo para reencontros, troca de experiências, apresentações de resultados e busca de inovações. Estaremos em um momento difícil, provavelmente com a economia bastante afetada e é exatamente nesses momentos que a cirurgia cardíaca brasileira se reinventa e mostra sua pujança.

O Congresso que havíamos preparado para 2020 com a Comissão local seria excelente, com a presença de convidados estrangeiros de primeira grandeza, a apresentação de um forte conteúdo científico e a participação de um grande número de cirurgiões brasileiros. No entanto, o Congresso que será realizado em 2021 será ainda melhor, pois estaremos renovados por termos passado pela tempestade do Covid-19. Inicialmente contávamos com o término da pandemia até o fim de 2020, e planejávamos fazer o congresso em março de 2021; mas esta perspectiva não está de acordo com a realidade, de modo que adiamos o congresso para o mês de setembro de 2021.

Neste período de confinamento, as atividades presenciais têm sido substituídas por cursos online e “webinars”, mas nada substitui a força educativa e de congraçamento de nosso Congresso.

Planejem sua ida a Porto Alegre para setembro de 2021. A Diretoria da SBCCV e a Comissão local os esperam de braços abertos, provavelmente com um chimarrão na mão.

Henrique Murad
Diretor Científico do 47º Congresso