Porto Alegre

Tchê, Porto Alegre espera por você!

 
Berço de estrangeiros desde os períodos coloniais e uma das cidades mais revolucionárias do Brasil Imperial, Porto Alegre – ou carinhosamente POA – possui uma história incrível, um povo ainda mais especial, e se destaca pelo clima frio, vinhos de alta qualidade e, claro, aquele tradicionalíssimo churrasco gaúcho.
 
Atualmente, a capital do Rio Grande do Sul é conhecida por suas belezas naturais, sendo uma das cidades mais arborizadas do país, e por oferecer condições diferenciadas a seus moradores. Em 2010, Porto Alegre recebeu, pela Organização das Nações Unidas, o prêmio de Metrópole nº 1 em qualidade de vida no Brasil, além de 80 prêmios que destacam a cidade com uma das melhores para se morar, trabalhar, negociar, estudar e se divertir.
 
Além da diversidade de povos que passaram pela cidade, POA revelou grandes nomes da música ao país nos mais diversos estilos, como Lupicínio Rodrigues, Elis Regina, Kleiton e Kledir, Humberto Gessinger. Na literatura, destacam-se Mário Quintana, Moacyr Scliar e Luís Fernando Veríssimo. No esporte, a cidade apresenta um dos clássicos mais importantes do futebol nacional, disputado entre Grêmio e Internacional, o incomparável GreNal.
 
Para quem for visitar a região, alguns passeios são especiais. Reserve alguns dias para conhecer o centro histórico da cidade, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu Iberê Camargo e o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. Agora, se você curte um passeio ao ar livre, conheça a Feira do Brique, no Parque da Redenção, e tenha também a experiência de assistir ao pôr do sol na orla do rio Guaíba. Para um passeio noturno, os bairros Cidade Baixa e Padre Chagas são as referências.
 
Outra atração é o city tour na Linha Turismo, que oferece uma maneira especial para se descobrir e conhecer Porto Alegre. Ao embarcar nos ônibus de 4 metros de altura, com o segundo andar aberto, o turista tem a oportunidade de ver a cidade de outro ângulo e de ficar por dentro de informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos dos roteiros oferecidos.
 
O clima frio de Porto Alegre é uma "taça cheia" para quem gosta de vinhos. A região oferece rótulos de grife, competindo com alta qualidade no mercado com produtos fabricados fora do país. Para acompanhar a bebida, não faltam opções na culinária de POA. Pratos típicos conhecidos por todo o Brasil são encontrados nos diversos restaurantes da cidade, como o famoso arroz carreteiro, tainha na taquara, galetos, cuca, pastel de santa clara e, claro, o tradicional churrasco, com direito a rodízio ou costela assada em fogo de chão.
 
Por outro lado, a sofisticada cozinha contemporânea pode ser conferida em diversos restaurantes internacionais do bairro Moinhos de Vento ou arredores.
Porto Alegre conta bastante história repassada por várias gerações, mas reserva mesmo um charme extra em suas diversas belezas naturais, viniculturas, atrações noturnas e, claro, gastronomia típica.
 
Vem para o Sul!