Maceió

Venha se encantar pela Cidade Sorriso!

Maceió, a capital de Alagoas, também é conhecida como a Cidade Sorriso e quem já foi a esta magnífica capital sabe bem o porquê deste apelido. Suas belas praias, de areia branca e mar quente e calmo, que lembram as do Caribe, são um convite ao relaxamento e à alegria. A hospitalidade do povo alagoano e as delícias à base de frutos do mar completam o cenário acolhedor, perfeito para um refúgio nas férias. Mas, ainda que a viagem a Maceió seja curta e tenha outros propósitos, é possível aproveitar ao menos um pouco do que a cidade tem a oferecer e, quem sabe, ter motivos para voltar.

 

As praias são, sem dúvida, o maior atrativo e principal cartão-postal da cidade. As mais famosas da capital alagoana são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, com orla arborizada, coqueiros e muitos quiosques. Se a maré permitir, é possível fazer passeios de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara. Um pouco mais afastadas da capital, estão Maragogi, Praia do Francês e Praia do Gunga, cada uma delas com vistas paradisíacas e opções de passeios como mergulho e buggy. Para quem gosta de tranquilidade, as praias da Barra de São Miguel são perfeitas, proporcionando uma experiência única de beleza e paz.

 

Na capital, também é possível visitar as feirinhas e comprar peças exclusivas de artesãos locais, que fazem trabalhos com renda e filó. Uma boa pedida para isso é a Feira de Artesanato da Pajuçara, além do Pavilhão de Artesanato e do Pontal da Barra. Também é possível ir ao Mercado Central e adquirir, além de artesanato, objetos para casa e decorações.


Se o assunto é comida, quem vai a Maceió não pode deixar de provar o sururu, marisco de água doce usado em caldos e moquecas. O sururu é tão importante para a identidade alagoana que desde 2014 é considerado Patrimônio Imaterial do estado. Também é possível apreciar um saboroso camarão ou lagosta em vários restaurantes. A tapioca preparada com coco é outra estrela da cidade. Quem não quer se aventurar nos sabores regionais pode optar pelas culinárias italiana, peruana, baiana e mineira, muito bem representadas em bons restaurantes.

 

Para quem gosta de ir a fundo na cultura local, a dica é visitar o Museu Théo Brandão, cujo acervo é composto por várias obras ligadas ao povo alagoano e a sua história. O museu oferece uma visita guiada gratuita na qual é possível conhecer muitas curiosidades e, assim, enriquecer ainda mais os conhecimentos sobre o estado de Alagoas.

 

A vida noturna em Maceió é bastante tranquila, mas ainda assim é possível curtir alguns bares que ficam na orla das praias mais movimentadas tomando um drinque ou ouvindo música ao vivo.

 

A Cidade Sorriso espera por você: venha e apaixone-se!