23/09/2024
No setembro vermelho, mês dedicado à atenção à saúde cardiovascular, relembramos a cirurgia de Blalock-Thomas-Taussig, um procedimento que transformou o tratamento de crianças com cardiopatias congênitas. Esta história tem três protagonistas: Alfred Blalock, Helen Taussig e Vivien Thomas.
Alfred Blalock nasceu em 1899. Em sua residência em cirurgia, realizada na Universidade Vanderbilt, ele conduziu um trabalho pioneiro sobre a natureza e o tratamento do choque traumático e hemorrágico, que ajudou a salvar a vida de muitas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. Anos depois, Blalock tornou-se professor de cirurgia na Universidade Johns Hopkins.
Alfred Blalock
Helen Brooke Taussig, nascida em 1898, foi uma cardiologista pediátrica. Apesar das dificuldades iniciais enfrentadas por ser mulher, como a falta de oportunidades e igualdade de condições nas instituições em que estudou, Taussig conseguiu se destacar e alcançar posições de destaque na Universidade Johns Hopkins.
Helen Taussig
Vivien Theodore Thomas, nascido em 1910, foi um técnico de laboratório que trabalhava com Blalock. Thomas planejava estudar Medicina, mas abandonou seus planos quando perdeu suas economias durante a crise financeira de 1929. Apesar de não ter formação médica, Thomas era extremamente habilidoso em técnicas cirúrgicas. Sob a orientação de Blalock, ele criou modelos experimentais e realizou pesquisas em cães para aperfeiçoar a técnica que posteriormente seria usada em seres humanos. Thomas enfrentou muitos preconceitos por ser negro.
Vivien Thomas
Helen Taussig buscava uma solução para crianças com tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que causa cianose (coloração azulada da pele). Uma vez que a cianose é causada pela baixa oxigenação sanguínea, Taussig acreditava que uma cirurgia que melhorasse a oxigenação poderia salvar essas crianças.
Após aproximadamente dois anos de pesquisa, em 1944, foi realizada a primeira cirurgia de Blalock-Thomas-Taussig em uma menina de 15 meses chamada Eileen Saxon. Durante o procedimento, realizou-se uma anastomose entre a artéria subclávia direita e a artéria pulmonar direita, para que o sangue rico em oxigênio pudesse fluir para os pulmões, aliviando a cianose.
O filme Quase Deuses (Something the Lord Made) retrata a relação entre Blalock e Thomas, destacando o sucesso da parceria de ambos, assim como as barreiras que enfrentaram. O título em inglês remonta a uma frase que Blalock disse ao ver uma técnica executada perfeitamente por Thomas: “Vivien, this looks like something the Lord made” ("Vivien, isso parece feito por Deus").
Curiosidades:
Denton Cooley, outro pioneiro da cirurgia cardiovascular, participou da primeira cirurgia de Blalock-Thomas-Taussig como assistente. Suas considerações sobre a experiência, inclusive destacando a grande confiança que Blalock tinha em Thomas, podem ser lidas em seu artigo “The first Blalock-Taussig shunt”.
Helen Taussig começou a perder a audição por volta dos 30 anos. Para conseguir avaliar os batimentos cardíacos de seus pacientes, ela desenvolveu uma técnica em que posicionava os dedos no peito da criança e conseguia sentir os sopros. Anos mais tarde, uma cirurgia restaurou parcialmente sua audição, mas ela continuou usando esse método.
Vivien Thomas não recebeu o devido crédito por sua contribuição nas pesquisas e na execução do procedimento. Essa injustiça foi corrigida com a adição de seu nome à cirurgia em anos recentes.
Em 1976, a Universidade Johns Hopkins concedeu a Thomas o título de doutor Honoris Causa e o incluiu no corpo docente de Cirurgia na Faculdade de Medicina.
Referências
American College of Surgeons [Internet]. Alfred Blalock, MD, FACS, 1899-1964. Disponível em: https://www.facs.org/about-acs/archives/past-highlights/blalockhighlight/. Acesso em: 2 set. 2024.
Cooley DA. The first Blalock-Taussig shunt. J Thorac Cardiovasc Surg. 2010 Oct;140(4):750-1. doi: 10.1016/j.jtcvs.2010.06.033.
The Jackson Laboratory [Internet]. Women in Science: Helen Taussig (1898-1986). Disponível em: https://www.jax.org/news-and-insights/jax-blog/2017/october/women-in-science-helen-taussig#. Acesso em: 2 set. 2024.
Vanderbilt School of Medicine [Internet]. Vivien T. Thomas, LL.D. Disponível em: https://medschool.vanderbilt.edu/mstp/person/vivien-t-thomas/. Acesso em: 2 set. 2024.
Registro de uma das primeiras cirurgias de Blalock-Thomas-Taussig. Blalock está no centro da imagem, à esquerda, e Thomas, atrás dele.
Retrato de Thomas, encomendado por cirurgiões treinados por ele e que se encontra ao lado do de Blalock no saguão do Alfred Blalock Clinical Sciences Building.
Capa do DVD do filme Quase Deuses, que retrata a parceria entre Alfred Blalock e Vivien Thomas.